BLOG

copiadora-ou-multi

O que é melhor para fazer cópias? Copiadora ou multifuncional?

Por Update TI

Atualizado em 07/02/2024

Neste artigo você entenderá:

Quando é vantagem usar uma multifuncional?
Quando é vantagem usar uma copiadora?
Manter mais de uma máquina é caro?



Precisa de fazer muitas cópias e não sabe se é melhor uma copiadora ou multifuncional? Isso é comum porque já tem tempo que as impressoras não apresentam apenas uma função.

Hoje a variedade de multifuncionais que encontramos no mercado é imensa, e a maioria delas tem a função de fazer cópias.
Muitas pessoas se perguntam quais máquinas são melhores e mais econômicas para quem usa as duas funções, cópia e impressão.

Talvez essa seja uma dúvida mais comum para o ambiente corporativo; mas algumas pessoas ainda possuem equipamentos separados em suas casas e ficam na dúvida quando precisam comprar um equipamento novo, se é vantajoso fazer cópias em casa ou pagar externo, entre outras questões.

Será que ter um equipamento que faça tudo é mais vantajoso e econômico?

Nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre esse assunto e comparar em quais situações é melhor ter uma copiadora ou uma multifuncional.

IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL


É um equipamento com diversas funções como, impressão, scanner e fotocópia.
A principal vantagem das multifuncionais são a economia de espaço e tempo, em único aparelho você resolver diversas necessidades sem altos custos e sem ocupar mais de um espaço.

Além disso esse equipamento pode ser conectado com apenas um cabo para todas as funções, sendo práticas e econômicas.

É o equipamento ideal para quem precisa de praticidade e diferentes funções. Mas é claro que suas vantagens também dependem de alguns fatores, como por exemplo, a média de uso, quantas pessoas precisam utilizar, as principais finalidades, o espaço entre outras questões. Você pode conferir tudo sobre impressora multifuncionais no artigo Qual é a Melhor Impressora Multifuncional a Laser?

COPIADORA

Em 2017 fez 50 anos que a primeira copiadora foi fabricada, a 914 que foi inventada em 1959 pela Haloid Company agora conhecida como Xerox, e revolucionou o mercado e os setores empresariais.

Mesmo após tanto tempo elas ainda fazem parte do dia a dia de empresas, escolas e diversos tipos de estabelecimentos.

Elas funcionam com dois princípios básicos da física, as cargas opostas se atraem. A chapa magnética que fica logo abaixo do vidro em que você coloca o original é carregada com cargas positivas ao ligar a máquina.

Ao contrário, o toner – que não é tinta – mas um pó formado por partículas de plástico que tem como característica ser dotado de carga negativa. Em copiadoras que utilizam o magnetismo é necessário que a máquina, a cada cópia, escaneie o conteúdo para enviar para o papel.

Assim como as multifuncionais as copiadoras têm suas vantagens e desvantagens.

Um dos pontos positivos das copiadoras eletromagnética por exemplo é o preço que costuma ser menor do que as demais. A manutenção e quantidade de cópias que são feitas com apenas um toner é boa.

Atualmente, uma grande variedade de fontes de luz é utilizada para a fotocópia, de forma que se busca o melhor em termos de segurança para quem utiliza as máquinas, não sendo exposto a luzes ultravioletas que podem não beneficiar o corpo e os olhos.

QUAL A MELHOR MÁQUINA PARA FAZER CÓPIAS DENTRO DE DETERMINADO AMBIENTE?

Qualquer equipamento a ser comprado, seja para uma empresa ou residência, deve ser escolhido de acordo com a necessidade de uso.

Quando falamos de necessidades de cópia esse cenário não muda muito. Para escolher a máquina ideal é preciso pensar exatamente no que precisamos e na demanda.

Uma multifuncional é um equipamento com valor de compra razoável e com suprimentos de fácil acesso, elas resolvem diversas questões em uma parelho só e ocupam pouco espaço.

Para uma empresa ou residência que faça poucas ou um número mediano de cópias elas podem ser o equipamento ideal. Mas já para uma demanda de uso elevada e muitas cópias o uso de suprimentos fica mais caro e apenas uma máquina pode não ser suficiente.

Empresas maiores que precisam de mais de uma máquina e fazem muitas cópias podem optar por uma copiadora e uma máquina de impressão separadas. Dessa forma ambas podem ser usadas simultaneamente por seus funcionários e de acordo com a demanda de cópias esse equipamento acaba sendo mais econômico e como a durabilidade de seus toners pode ser bem maior que o de uma multifuncional, as manutenções e trocas de suprimentos ficam menos frequentes, facilitando o trabalho e poupando tempo de sua equipe.

MANTER MAIS DE UMA MÁQUINA É MUITO CARO?

Se estivermos falando de uma residência manter equipamentos como scaners e impressoras separados não é nenhum problema e nem gera grandes custos, apenas ocupa um pouco mais de espaço.

Já uma máquina copiadora não é necessária para um ambiente residencial ficando muito mais em conta manter uma multifuncional.

Para um ambiente corporativo nem sempre concentrar diversas funções em um só equipamento é o ideal ou econômico. Mesmo para uma empresa de pequeno porte ter um único equipamento pode atrapalhar o trabalho de sua equipe caso o mesmo seja muito utilizado por mais de um funcionário.

Além disso máquinas copiadoras tendem a fazer mais cópias em menos tempo gastando pouco suprimento.
Se a empresa tem comprovada a necessidade de ter equipamentos de impressão e copiadoras separadas, uma boa opção pode ser o aluguel de equipamentos. Assim você concentra todo seu custo em apenas um contrato, tanto do aluguel de máquinas, quanto dos suprimentos e manutenção. Economizando tempo e dinheiro.

O aluguel também permite que um especialista indique o melhor equipamento para sua necessidade, além de poder contar com a renovação de maquinário de tempos em tempos, e com uma manutenção e recarga de suprimentos inclusa.

Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo com 6 respostas para dúvidas relacionadas ao aluguel.

CONCLUSÃO:

A escolha entre uma multifuncional e uma copiadora depende da sua necessidade e demanda.

Para uma microempresa ou uma residência a multifuncional pode ser uma escolha prática e econômica. Suprindo as necessidades sem ocupar espaço e com fácil instalação e manutenção.

Já para uma empresa, seja micro, média ou grande, que utilize muito ambas as funções – impressão e cópia – ter máquinas separadas pode ser mais econômico e útil, já que mais de uma pessoa pode precisar bastante dos equipamentos e ter apenas um pode travar o andamento do trabalho.

É preciso também escolher o equipamento certo para realmente gerar economia e praticidade. O aluguel de máquinas pode ser uma opção mais prática e econômica para quem realmente precisa de uma copiadoras e impressoras.

A Update Ti está aqui para ajudar você a tomar as melhores decisões. Entre em contato conosco agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *